Organização Pedagógica

Creche

CRECHE Berçário - para crianças a partir de 6 meses de idade

  • As atividades desenvolvidas no Berçário caracterizam-se por ações entre o cuidar e o educar. A base do cuidado é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Os momentos de alimentação e higiene, além de um momento de cuidado, oportunizam práticas educativas que colaboram para o desenvolvimento infantil.
  • O Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis. Neste processo, o brincar é um aspecto que merece atenção especial. As brincadeiras propostas pelo educador caracterizam-se em: brincadeiras com bola, como esconder ou rolar a bola de modo a desenvolver a atenção, a imaginação, a coordenação motora; brincadeiras com ursinhos, bonecas e carrinhos que imitam através do jogo do faz-de-conta situações do cotidiano; brincadeiras com chocalho, móbiles, panos etc., que promovem o desenvolvimento da atenção, da percepção visual, auditiva e tátil; brincadeira na frente do espelho que promovem o reconhecimento de si e do outro; brincadeiras cantadas, mímicas e parlendas que desenvolvem a imaginação, a socialização, o vocabulário, o ritmo e o gosto pela música.
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Educação Infantil

A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Objetivando uma formação global do educando (físico, cognitivo, psicomotor e socioafetivo) o colégio nortear-se-á pelos princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil:

  • I Princípios Éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
  • II Princípios Políticos: garantia dos direitos da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
  • III Princípios Estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
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Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios didáticos pedagógicos com liberdade para estimular seu pensamento crítico, para progredir em seus estudos posteriores. Essa formação básica acontece, mediante:

  • I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e o cálculo;
  • II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;
  • III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores nas mudanças tecnológicas;
  • IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
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